Guia de Cosméticos e Produtos Naturais

A ROSASFARMA sempre preocupada com você apresenta nesta seção, dicas que poderão ser úteis nos seus cuidados gerais, mas lembre-se de procurar sempre um médico.

Se você desejar que alguma informação seja publicada ou esclarecida, clique aqui, procuraremos atender o mais breve possível.

 



AGAR - AGAR (Gelidium cartilagineum) Extraído de algas marinhas é rico em iodo, sais minerais e fósforo. Auxilia no tratamento da obesidade por dar sensação de saciedade e combater a flacidez que aparece como seqüela nos regimes de emagrecimento. Utilizada para prisão de ventre por ser capaz de absorver água e ativar o peristaltismo intestinal. Orientação: ingerir o produto com grande quantidade de líquido.

ALCACHOFRA (Cynara scolymus) Estimula o funcionamento do fígado protegendo suas células. Reduz a taxa de colesterol, diminui as cólicas biliares, aumenta a secreção biliar, melhora a secreção do ácido úrico (indicado em casos de gota), tem ações hipoglicemiante e diurética. Contra-indicado: durante a amamentação.

AROEIRA (Hura Crepitans) Anti-séptico, antiinflamatório. Auxiliar no tratamento da cervicite e vulvovaginite, como cicatrizante de ferimentos da pele e no tratamento de úlceras.

BARBATIMÃO (Stryphnodendron barbatiman) Adstringente, cicatrizante, antidiarréico e antiinflamatório. Assim como corrimento e inflamação vaginal.

BERINJELA (Solanum melógena) Rico em vitaminas A, B1, B2 e antioxidantes. É utilizada no tratamento de colesterol alto, oferecendo proteção aos vasos sanguíneos e auxiliando na prevenção de doenças vasculares.

BOLDO (Peumus boldus) Aumenta e favorece o fluxo da bile, aumentando a secreção do suco gástrico. auxilia como estimulante da digestão, em afecções do fígado e na litíase biliar. Contra-indicado: oclusão das vias biliares.

CÁLCIO DE OSTRA Atua na reposição de cálcio, nos tratamentos e prevenções da osteoporose, ou situações carenciais como gravidez, lactação e crescimento das crianças. Contra-indicado: pacientes com tendência a cálculos renais.

CAPIM CIDRÃO (Cympopogon citratus) Calmante, sedativo, analgésico e anti-térmico, combate doenças nervosas, ansiedade, catarro, cefaléia, cólicas menstruais e intestinais, também diminui atividade motora, distúrbio renal, dor de cabeça, dor estomacal, dor muscular, gases, gastralgia, indigestão, infecções das vias respiratórias e digestiva, insônia, nervosismo, resfriado, reumatismo, rins, estresse, tensão muscular, tosse, vômitos.

CARQUEJA (Baccharis genistelloides) Age beneficamente no fígado e intestino, purifica e elimina as toxinas por ser diurético; é hipoglicemiante e útil em diabetes. Atua ainda na digestão, prisão de ventre e má circulação. Precauções: grávidas e lactantes só usar com orientação médica.

CARTILAGEM DE TUBARÃO Para casos de osteoporose e problemas reumáticos por conter suplementação de cálcio e colágeno; além de melhorar o funcionamento do sistema imunológico.

CARVÃO VEGETAL (Carbo activatus) Age como protetor e adsorvente gastrointestinal, eliminando as toxinas. Precauções: pode ocorrer retenção intestinal, o que pode ser contornado pela associação com óxido de magnésio.

CÁSCARA SAGRADA (Rhamnus purshiana) Usado para constipação intestinal, possui ação laxativa e tonificante do cólon. Aumenta, regula suavemente o peristaltismo intestinal. Em doses brandas, estimula o apetite. Contra-indicado: gestantes e lactantes.

CASTANHA DA ÍNDIA (Aesculus hippocastanum) adstringente, antiedêmica, anti-hemorroidal, antiinflamatória, estimulante, hemostática, redutora da permeabilidade capilar, tônica, vasoconstritora, vasoprotetor. Contra-indicado na gravidez, nutrizes, crianças. Não usar com anticoagulante, pois pode potencializar a ação de anti-coagulação.

CATUABA (Anemopaegma arvense) Tônico e estimulante do sistema nervoso dando energia ao organismo. Usado em casos de irritação, agitação convalescença, impotência sexual, problemas estomacais e dificuldade de raciocínio e concentração. Contra-indicado: Crianças, lactantes e gestantes.

CAVALINHA (Equisetum arvense) Cicatrizante, indicada contra úlceras, cortes, contusões e feridas. Combate doenças das vias urinárias, rins e bexiga. Além de hemorragias e gota. É de grande utilidade no tratamento do câncer.

CENTELLA ASIÁTICA (Hydrocotyle asiatica) Normaliza a produção de colágeno, liberando células adiposas para dissolução da gordura localizada através penetração de enzimas lipolíticas. Além disso facilita a circulação venosa e tem ação antiinflamatória. Usada para tratamento da celulite, gordura localizada, varizes, hemorróidas. Efeitos colaterais: o uso prolongado pode provocar intolerância gástrica e fotossensibilização cutânea. Contra-indicado: crianças.

CHÁ BRANCO (Camellia sinensis) Entre todos os chás, o branco é o que apresenta maior concentração de polifenóis, entre outros antioxidantes. Essas substâncias ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular. Rico em bioflavonóides e catequinas. Contêm também manganês, potássio, ácido fólico e vitaminas C, K, B1 e B2. Os brotos jovens possuem quantidade acentuada de tanino. Assim como o chá verde, o chá branco apresenta inúmeros benefícios.

CHÁ VERDE (Camellia sinensis) Indicado em casos de astenia física e psíquica, na diarréia, na bronquite, na asma, na prevenção de arteriosclerose, cáries e como antioxidante. Contra-indicado: gastrite, hipertensão, insônia, cardiopatas.

CHAPÉU DE COURO (Echinodorus macrophyllus) Laxativo por ser estimulante da bile. Por sua ação sobre os rins e fígado age melhorando os quadros reumáticos. Pelo aumento do fluxo urinário e sua ação na filtração glomerular, estimula a eliminação do ácido úrico, auxiliando no tratamento da gota.

CHITOSAN Derivado da quitina, usado no controle do excesso de gorduras das dietas e na prevenção de doenças ateroscleróticas, por sua capacidade de diminuir os níveis séricos de colesterol total enquanto aumenta os níveis de HDL.

CHLORELLA (Chlorella pyrenoidosa) Fortalece o organismo e ativa a função celular por sua composição complexa rica em clorofila, proteínas, vitaminas (B1, B2, B6, B12, A e C), sais minerais (fósforo, ferro, cálcio, potássio e magnésio) e aminoácidos essenciais. Fortalece o sistema imune, auxilia no controle do colesterol, hipertensão e da obesidade (sensação de saciedade se ingerida antes das refeições). Usado ainda no tratamento da osteoporose e para melhoria da atividade cerebral. Informações: em pessoas hipersensíveis, pode provocar diarréia inicial que tende a normalizar-se após os primeiros dias de uso, sem interrupção do tratamento.

CIMICIFUGA RACEMOSA Alivia as ondas de calor, principalmente, mas também atua sobre a atrofia vaginal e a depressão.(1) Em um estudo feito na Indicado para Sintomas neurovegetativos do climatério (menopausa), tais como: ondas de calor, distúrbios do sono e sudorese excessiva; desordens neurovegetativas e psicológicas do período pré-menstrual, dismenorréia; Distúrbios menstruais juvenis; Déficit hormonal pós-operatório (ovariectomia ou histerectomia); Suporte em terapias de reposição hormonal com esteróides sexuais; Nos casos em que a reposição hormonal é contra-indicada. contra-indicado para mulheres grávidas ou nutrizes.

COLÁGENO Principal proteína constituinte dos ossos, pele e tecido conjuntivo, com a função de ligar os tecidos entre si e preencher os espaços entre eles. É recomendado como suplemento alimentar nos regimes de emagrecimento (evitando a flacidez), em casos de carência protéica e como revitalizante de pele, unhas e cabelos.

COPAÍBA Copaefera Sp Possui ação anti-séptica e cicatrizante. Entretanto, não menos importante é sua ação carminativa, expectorante, diurética, laxativa, estimulante, emoliente e tônica. Como fitoterápico a copaíba é indicada em problemas pulmonares, tais como tosses e bronquites, disenteria, incontinência urinária, cistite e leucorréia, para uso adulto e pediátrico. Como anti-séptico é recomendado sua utilização sobre feridas, eczemas, na psoríase e urticária, bem como em pequenas irritações do couro cabeludo.

CORDIA SALI Diminui o apetite, reduzir a celulite, aumenta a energia e melhora a circulação do corpo. A Pholia Magra proporciona uma sensação de saciedade e faz com que a pessoa tenha um crescente controle sobre o apetite. É ideal para queimar a gordura abdominal profunda. composto de cafeína, potássio, alantoína e ácido alantóico.

DONG QUAI (Angelica sinensis) Alivia os sintomas da menopausa e as desordens menstruais, elimina os desconfortos da TPM (tensão pré-menstrual) e auxilia a retomada da menstruação após o uso de anticoncepcionais. Age em anemias, pois é rico em vitaminas (A, B12, E, ácido fólico e biotina) e minerais (ferro e cobalto). Atua também na amenorréia, artrite, enxaqueca e dores abdominais. Tem ação miorrelaxante, analgésica e exerce suave efeito tranqüilizante.

ESPINHEIRA SANTA (Maytenus ilicifolia) Normalizador das funções gastrintestinais, especialmente como protetor de úlcera gástrica. Atua também nas dores de estômago, digestão difícil e prisão de ventre. Contra-indicado: gestantes, lactantes e crianças.

FUCUS (Fucus vesiculosos) Alga marinha rica em nutrientes como o cloro, potássio, ferro, fósforo e principalmente iodo. Possui propriedades diuréticas e laxativas e é usada como auxiliar nos regimes de emagrecimento e tratamento da celulite, e por seu alto teor em iodo, é empregada como reguladora das funções da tireóide. Contra-indicado: hipersensibilidade ao iodo, hipertireoidismo, problemas cardíacos, grávidas e lactantes.

GARCÍNIA (Garcinia cambogia) Produto natural inibidor de apetite e capaz de aumentar a queima de gorduras, sem interferir no sistema nervoso central.

GARRA DO DIABO (Harpagophytum procumbens) Antiinflamatório e antiespasmódico, estimula a atividade do fígado e sistema linfático para eliminação de toxinas, nas doenças reumáticas, artrite, gota, reumatismo, dispepsia e falta de apetite. Contra-indicado: úlceras digestivas e intestinais, litíase biliar e grávidas. Efeitos colaterais: escurecimento da urina e distúrbios digestivos em uso prolongado.

GELATINA Pela ingestão de gelatina o organismo recebe todos os elementos necessários à formação do colágeno, enrijece os tecidos da pele prevenindo a celulite, a flacidez e o envelhecimento precoce.

GINKGO BILOBA (Ginkgo biloba) Atenua distúrbios circulatórios arteriais, como vertigens, dor de cabeça, dificuldade de concentração, perda de memória e diminuição da capacidade auditiva e intelectual. Melhora as propriedades fluídicas do sangue através da diminuição de sua viscosidade, melhorando a alimentação e oxigenação dos tecidos. Tem ação sobre os radicais livres devido às suas propriedades antiinflamatórias e estimula o sistema nervoso central, regularizando ou aumentando as funções cerebrais, indicado em casos de estresse, depressão e falta de apetite. Antioxidante, atua como profilático do envelhecimento celular, inibindo a destruição do colágeno; reativa o metabolismo celular e promove a regularização das secreções sebáceas em peles secas e desidratadas. Contra-indicado: gravidez e hipertensão aguda. Efeitos colaterais: distúrbios gastrintestinais, cutâneos e circulatórios em pacientes sensíveis.

GINSENG BRASILEIRO (Pfaffia sp) É um tônico geral para o organismo, fortalece o coração, o sistema imunológico e as funções cerebrais. Melhora a fadiga física e mental, aliviando estados de stress e depressão. Precauções: grávidas, lactantes e hipertensos apenas com orientação médica.

GINSENG KOREANO (Panax ginseng) Planta originária da China, Coréia, Japão e Nepal. Atua como estimulante do sistema nervoso central, regularizando ou aumentando as funções cerebrais. No sistema circulatório, tem efeito hipotensor.

GLUCOMANNAN (Amorphophallus Konjac) Atua como fibra na dieta alimentar, aumentando a viscosidade dos alimentos. Age preenchendo os vazios do estômago, saciando a fome. Promove deslizamento do bolo alimentar com digestão gradual, ajudando a manter as taxas de açúcar sem altas variações. A propriedade de formar gel do glucomannan promove uma absorção de gorduras reduzindo o colesterol e triglicerídeos.

GOMA-GUAR Propriedades Medicinais: inibidor de apetite, hipoglicêmico, laxante. Usos Tradicionais: arteriosclerose, colesterol alto, constipação, diabetes, obesidade.

GRAVIOLA (Annona muricata) Comprovado efeito científico e terapêutico como anticancerígeno, anti-reumático, antibacteriano e vermífugo.

GUACO (Mikania glomerata) Facilita a expectoração fluidificando as secreções respiratórias. Usada para bronquite, asma, rouquidão, gota, reumatismo.

GUARANÁ (Paullinia cupana) Estimula a circulação sangüínea, o funcionamento do sistema nervoso central, podendo ser utilizado em casos de fraqueza geral e esgotamento físico e mental, depressão nervosa e stress. Contra-indicado: úlcera péptica ativa, cardiopatas e hipertensão. Precauções: deve ser evitado durante tratamento homeopático pela alta concentração de cafeína.

GYMNENA SYLVESTRE Auxilia regimes de emagrecimento diminuindo o apetite por doces. Reduz a glicose no sangue, podendo ser usado em caso de Diabetes mellitus aumentando a secreção de insulina. Contra-indicado: hipoglicêmicos.

HAMAMELIS Indicados como antidiarréico, hemostático local e cicatrizante) e bactericida. Contra-indicado em gastrites e úlceras intestinais.

ISOFLAVONA (Glycine soja) Atenua os efeitos da menopausa, pois possui estrutura molecular similar ao estradiol. Mantém uma ação estrogênica positiva sobre o metabolismo ósseo, sistema cerebral, o complexo cardíaco e lipídico. Precauções: os fitoestrogênios não devem substituir os medicamentos da menopausa sem orientação médica.

LECITINA DE SOJA Emulsificante natural das gorduras, evitando que estas fiquem aderidas às paredes dos vasos e artérias, impedindo sua obstrução. Seu uso auxilia na prevenção da aterosclerose, varizes, cálculos biliares e diminui a taxa de colesterol no sangue.

LEVEDO DE CERVEJA Fonte natural de proteínas, sais minerais (ferro, fósforo, cobre, potássio, magnésio e zinco) e vitaminas, principalmente do complexo B. É indicado em infecções, furunculose, acne, anemias, fadiga, transtornos neuro-musculares, falta de apetite além dos estados carenciais de vitaminas do complexo B.

MA HUANG (Ephedra sinica) Aumenta a queima de gordura no corpo, usado em dietas de emagrecimento. Broncodilatador, indicado no tratamento da asma. Contra-indicado: hipertensos.

MARAPUAMA (Ptychopetalum olacoides) Tônico do sistema nervoso central usado no esgotamento e depressões nervosas, nevralgias rebeldes, cólicas menstruais, reumatismo crônico, fortalece e estimula as funções sexuais. Contra-indicado: crianças.

MELISSA (Melissa officinalis) Indutor do sono e tranqüilizante, além de analgésico. Aumenta a secreção da bile, regulando as funções digestivas, além de hipotensor, auxiliando no alívio de distúrbios menstruais. Contra-indicado: hipotensos. Precauções: associação com hipnóticos prescritos pelo médico pode aumentar seus efeitos.

MULUNGU (Erythrina mulungu Benth) Ação calmante, sedativo e tranqüilizante.

ÓLEO DE ALHO (Allium sativum) Antimicrobiana e vermífuga para áscaris e oxiúrus. Estimula o organismo e algumas glândulas de secreção interna, sendo muito eficaz no diabetes. Devido à sua capacidade vasodilatadora é um eficaz hipotensor, diminuindo a pressão arterial. Fluidifica as secreções brônquicas, funcionando como expectorante. Efeitos colaterais: em doses acima das recomendadas, pode provocar irritação gástrica e náuseas.

ÓLEO DE BORAGE (Borago officinalis) Diurético, expectorante e preventivo de certas deficiências nutricionais envolvendo a classe dos ácidos graxos polinsaturados. Estimula a secreção do leite nas lactantes. Útil em eczemas, asma e reumatismo por fornecer os precursores das prostaglandinas. Ajuda na regeneração celular e na elasticidade da pele. Age no envelhecimento precoce, tensão pré-menstrual e depressão.

ÓLEO DE CRAVO Indicado para micoses de unhas, pela sua atividade antifúngica.

ÓLEO DE FÍGADO DE BACALHAU Rico em vitamina A e D além de ácidos graxos poliinsaturados essenciais, iodo e vitamina E em pequena quantidade. A vitamina A é fundamental para a manutenção e proteção dos tecidos, (pele, unhas, mucosas e pêlos), além de desempenhar um importante papel no mecanismo da visão. A vitamina D atua na formação de ossos e dentes. Indicado ainda para peles secas, unhas e cabelos quebradiços, crescimento retardado, fadiga e cegueira noturna.

ÓLEO DE GERME DE TRIGO (Triticum sativum) Rico em vitamina E age preventivamente na aterosclerose e favorece a irrigação sangüínea, melhorando a nutrição das células e prevenindo o ressecamento da pele. Indicado em casos de stress, aterosclerose, problemas cardiovasculares, insônia, distúrbios da menopausa e menstruais, hidratação e regeneração da pele e cabelos, além de demais carências de vitamina E. Precauções: evitar a ingestão de sulfato ferroso concomitantemente com a vitamina E pois ela pode ser inativada.

ÓLEO DE LINHAÇA (Linum usitatissimum) Previne o aparecimento de depósito de gordura nos tecidos e artérias por conter importantes ácidos graxos, como ômega-3 e ômega-6. Indicado para aterosclerose, pele, unhas, dentes e ossos frágeis.

ÓLEO DE PEIXE (ÔMEGA 3.6.9) É um ácido graxo poliinsaturado com ação redutora sobre os níveis plasmáticos de colesterol e triglicérides, age também como antiagregante plaquetário. Previne doenças isquêmicas do coração como aterosclerose e trombose.

ÓLEO DE PRÍMULA (Oenothera biennis) Rico em ácido gama linolênico, reduz a perda de água através da pele, aumenta a tolerância à exposição dos raios UV, melhorando a integridade, elasticidade e flexibilidade das membranas celulares; além de ter ação importante na regulação da síndrome pré-menstrual e prevenção da depressão pós-parto. Contra-indicado: epilépticos.

ÓLEO DE ROSA MOSQUETA Regenerador de tecidos, capaz de reduzir cicatrizes e manchas escuras de pele. Usado também como preventivo de estrias e na manutenção do tônus e elasticidade da pele em gestantes.

PASSIFLORA / MARACUJÁ (Passiflora alata) Age como depressor inespecífico do sistema nervoso central, resultando em uma ação sedativa, tranqüilizante e antiespasmódica da musculatura lisa. Seu uso diminui temporariamente a pressão arterial e ativa a respiração. Possui efeitos analgésicos sendo empregado nas nevralgias. Indicado para ansiedade, perturbações nervosas, insônia e taquicardia. Contra-indicado: hipotensos.

PATA-DE-VACA (Bauhinia forfiata) Ação hipoglicemiante, usado no tratamento de diabéticos.

POLYPODIUM LEUCOTOMOS Possui propriedades antioxidantes muito potentes. Via oral, protege a pele do dano causado pela exposição UV. Além disso, reduz o eritema, reduz os radicais livres, o número de células queimadas pelo sol, células epidérmicas proliferativas e a fototoxidade produzida pela radiação UVA e UVB emitida pelo sol. Ainda protege a pele contra manchas escuras e contribui para a prevenção de rugas e da aspereza cutânea.

PORANGABA (Cordia salicifolia) Possui alantoína, cafeína e potássio em sua composição. Usada para emagrecimento por sua ação inibitória sobre o apetite, diurética, sendo capaz de evitar o acúmulo de depósitos de gordura e a celulite. Comprovada ação sobre o vírus de Herpes tipo I e efeito estimulante da circulação sangüínea. Contra-indicado: gestantes, lactantes, menores de 12 anos e hipertensos. Precauções: deve ser evitado durante tratamento homeopático pela presença de cafeína.

PRÓPOLIS Antimicrobiano natural, aumenta o número de leucócitos, prevenindo o organismo de várias patologias, acelera os processos biológicos dos tecidos, tem propriedades antimicrobianas, antiinflamatória e anestésica. Age na prevenção e tratamento da acne, psoríase, seborréia, úlceras varicosas, dermatites, ferimentos, caspa queimaduras, amigdalites, faringites, prostatites, bronquites, infecção viral e úlceras gástricas.

PSYLLIUM age como um laxativo mecânico suave, emoliente e demulcente. indicado em casos de obstipação crônica, coadjuvante da evacuação intestinal em casos de hemorróidas, gravidez, convalescença, períodos pós-operatórios e senelidade. Também em colites e diverticulites. O psyllium também é indicado como complemento em dietas de emagrecimento, tendo em visto que sua ingestão antes das refeições favorece a um aumento na sensação de saciedade, bem como liga-se a moléculas de carboidratos simples impedindo sua absorção a nível intestinal.

QUEBRA PEDRA (Phyllanthus niruri) Dissolve cálculos renais, impedindo a contração do ureter e promovendo sua desobstrução. Possui atividade diurética pela elevação da filtração glomerular e excreção urinária do ácido úrico. Tem ação ainda hipoglicemiante e antibacteriana. Contra-indicado: gravidez e amamentação.

SAW PALMETO (Sabal serrulata) Indicado para Hiperplasia Benigna da Próstata por inibir a formação de DHT (diidrotestosterona) com redução dos distúrbios da micção como a freqüência urinária e o resíduo urinário. Efeitos colaterais: efeitos gastrintestinais em 2% dos pacientes.

SENE (Cassia angustifolia) Indicado na constipação intestinal, por aumentar o peristaltismo. Contra-indicado: grávidas, lactantes, hemorróidas, inflamações dos aparelhos gástrico e urinário, e ainda por crianças.

SPIRULINA (Spirulina maxima) Redutor do apetite por conter fenilalanina. Quando ingerida com o estômago vazio, reveste suas paredes dando sensação de plenitude gástrica. Age no tratamento da obesidade propiciando um suave emagrecimento sem perdas nutricionais.

TRIBULUS TERRESTRIS Estimulante na produção da testosterona, afrodisíaco, agente contra impotência e insônia, alivia os efeitos da menopausa.

UNHA DE GATO (Uncaria tormentosa) Reparador do sistema imunológico, indicado ainda em casos de gripes, viroses, alergias e doenças inflamatórias.

UXI AMARELO (Endopleura uchi) Tratamentos de miomas, ovários policísticos e inflamações uterinas.

VALERIANA (Valeriana officinalis) Sedativo e calmante natural indicado para ansiedade, irritabilidade e insônia. Atua na hipertensão e dor de cabeça. Contra-indicado: gravidez e amamentação.

VITAMINA E (Alfa Tocoferol) Tem ação antioxidante com eliminação de radicais livres e retarda tanto a formação de peróxidos como a oxidação de lipídios, protegendo, portanto as lipoproteínas da parede celular e retardando o envelhecimento da pele.

YAM MEXICANO (Dioscorea villosa) Rico em diosgenina, precursor da biossíntese de estrógeno e de progesterona, usado na terapia de reposição hormonal. Por seus efeitos no sistema ósseo e articular é também indicado no tratamento de artrite e reumatismo. Contra-indicado: diabéticos, hepatopatas, grávidas e lactantes. Precauções: os fitoestrogênios não devem substituir os medicamentos da menopausa sem orientação médica.






© 2009 Rosasfarma Farmácia de Manipulação. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por